Encarnado e Branco

TVGolo.com - Novos Golos

sábado, 16 de maio de 2009

25 Anos de Sócio do SL Benfica e o Fim de 3 Anos de Encarnado e Branco

Faz hoje 3 anos que inaugurei um blogue dedicado ao Benfica.
Para trás tinham ficado 3 anos a escrever no Terceiro Anel sobre o Benfica.
Quer isto dizer que nos últimos 6 anos todos os dias escrevi qualquer coisa sobre futebol tendo sempre em vista o SLB.
Faz hoje 25 anos que fui à secretaria do Sport Lisboa e Benfica entregar a ficha de inscrição com as respectivas fotos para me tornar sócio. Não sou daqueles que nasceu já sócio por vontade dos pais. Cresci a brincar no estádio da Luz e comecei a ir aos jogos muito novinho com familiares. Rapidamente passei a ir aos jogos usando a táctica de entrar com alguém mais velho e sem pagar. Até 1984 onde comecei a ter problemas por causa da altura. Pediam-me o cartão de sócio e eu não tinha. No fim da temporada 83/84 lá convenci os pais que tinha de ir para a natação do clube de maneira a ter o cartão. Poucas vezes fui nadar mas ao fim de 25 anos continuo a pagar a quota de associado religiosamente todos os meses.
Em 25 anos de sócio passei 6 a dar opinião activamente na blogosfera.
Hoje acho que já cumpri o meu objectivo. Escrevi e fui lido por outros benfiquistas. Senti-me até respeitado por alguns elogios, e comovi-me com destaques inesperados, como foi o que o jornal oficial do clube me deu.
Olhando para os últimos 3 anos vejo um cenário igual aquele que nos espera nos próximos 3. Não tenho vontade de viver o período eleitoral a dar opinião gasta, não acredito em mudanças no Benfica, e desculpem-me a sinceridade, não estou a ver o tal cenário a mudar como eu gostaria.
No entanto garanto que vou continuar a pagar as minhas quotas, vou continuar a ir à Luz diariamente, vou renovar o meu cativo, vou atrás do Benfica pelo país fora, e pela europa fora, e vou continuar sempre a acreditar no emblema que se confunde com a minha vida. E isto é que interessa.
A gente vai se vendo por aí.
Até já.
VIVA O BENFICA
posted by J G at 10:39 da tarde . | link | 60 Comentários

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Quem é Este Senhor, e o Que Significa Isto?

O SL Benfica comunica que o Sr. José Fragoso de Sousa, que exercia actualmente as funções de Vice-Presidente, sem assumir qualquer área de actividade do Clube sob a sua responsabilidade, depois de ter sido eleito como 2º Suplente, apresentou ao Presidente da Direcção no dia de hoje a sua demissão, a qual foi imediatamente aceite.

Etiquetas:

posted by J G at 3:52 da tarde . | link | 5 Comentários

Jorge Jesus

Agora já posso escrever sem qualquer tipo de hesitação nem dúvida: Jorge Jesus é o próximo treinador do Benfica.
E não o escrevo minimamente satisfeito.

Etiquetas:

posted by J G at 10:56 da manhã . | link | 24 Comentários

Para Quem Já Não se Lembrava



Uma equipa de guerreiros cheios de coração, garra, e vencedores!
Um ambiente infernal, um apoio massivo, e uma vitória contra os rivais de sempre que provaram do próprio veneno que tinham servido no domingo.
O Inferno da Luz!

Etiquetas:

posted by J G at 10:39 da manhã . | link | 1 Comentários

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Apoiar o Andebol

Hoje há jogo decisivo com a lagartada.
Às 21h todos ao pavilhão da Luz apoiar o Campeão.

Etiquetas:

posted by J G at 3:13 da tarde . | link | 5 Comentários

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Os Juniores


Este é o discurso do nosso treinador de Juniores!
Sou só eu a achar este tipo de discurso um pouco fraco.
João Alves foi um dos jogadores do Benfica que mais me marcou de todos os que já vi com a nossa camisola mas como treinador de juniores não mostrou grande coisa, digo eu.
Não admira que se prepare a sua sucessão. Vamos ver se o actual treinador do Belenenses ainda aceita treinar juniores daqui a duas semanas.

Etiquetas:

posted by J G at 4:57 da tarde . | link | 3 Comentários

Um Terceiro Nome

Quero acrescentar à análise que fiz dos nomes que estão a ser falados que dentro do Benfica há realmente mais um nome a ser estudado mais discretamente.
Mas não se animem muito porque quando souberem que é um campeão lagarto vindo da Roménia passa já o entusiasmo.

Etiquetas:

posted by J G at 12:08 da tarde . | link | 3 Comentários

Tudo Previsível

Foi no dia 17 de abril que resolvi publicar aquilo que eu achava que ia ser o futuro próximo do futebol do Benfica.
Quase um mês depois tudo bate certo.
Incrivelmente previsível.
Podia agora estar aqui a dizer que sou um sócio muito atento e que topo as movimentações todas e sou bem informado. Mas a verdade é que isto qualquer um de nós, benfiquista (ou jornalista do meio) fica a saber com um mês de antecedência com uma facilidade assustadora.
A minha esperança é que tudo fosse desmentido e que afinal a SAD de futebol do SLB tivesse um plano secreto bem sustentado e longe dos olhares de curiosos.
Não há plano nenhum.
Há isto que se sabe que anda na cabeça de todos.
Tal como eu tinha dito o alvo é Scolari, o trunfo é Quaresma, e tudo a pensar em eleições. Para "eles" o futuro do Benfica não interessa, os títulos podem esperar, o regresso às vitórias é uma utopia. O futuro d'"eles" é Outubro.
Agora que A Bola foi autorizada a mandar lenha para a fogueira tudo é possível.
O pobre Jesus também não é parvo e já disse "mandam-se nomes para o ar para esconder outros". Pois mandam. Mas agora já nem se esconde nada, é tudo ao molho.

Neste momento só se Rui Costa batesse com a porta e se desmarcasse deste carrossel da morte é que eu voltava a ter esperanças num futuro digno. Assim como as coisas estão o meu desencanto é total. Tudo é previsível, tudo é assustadoramente previsível. Resta-me a ilusão dos match days de convívio com os benfiquistas de sempre, e a mística da bancada. A única que sobrou no Benfica.

Etiquetas:

posted by J G at 11:24 da manhã . | link | 7 Comentários

Era Disto Que Falava nos Meus Rescaldos da Viagem a Londres

As divisões secundárias do futebol inglês não parecem saber o que é a crise. Pelo menos ao nível das assistências. Os três escalões abaixo da Premier League registam a maior afluência dos últimos 50 anos. A Championship (equivalente à Liga de Honra portuguesa) tem mesmo mais espectadores do que o principal campeonato italiano, a Serie A.

Há poucos dias, José Mourinho, veio a público dizer que a Premier League é um paraíso para os treinadores. O técnico português, que está a um passo de conquistar o "scudetto" com o Inter de Milão, para onde se mudou depois de ter vencido dois campeonatos no principal escalão inglês, sabe do que fala.

E os números revelados ontem pela Fooball League parecem confirmar as palavras de Mourinho. Pelo menos público nos jogos não falta - apesar da crise, e apesar de não se estar perante os clubes de topo. Nas três divisões abaixo do escalão principal, o número de espectadores ultrapassou os 16 milhões, pelo quinto ano consecutivo.

A segunda divisão inglesa cota-se como o quarto campeonato com mais público na Europa, ultrapassando, em número de espectadores, duas das cinco maiores ligas europeias, a italiana e a francesa, ficando atrás apenas da Premier League, da Liga espanhola e da Bundesliga alemã (por esta ordem).

"Tendo em conta o actual clima financeiro, manter este progresso vai ser um enorme desafio para os clubes", afirmou o presidente da Football League, Brain Mawhinney, citado pela agência Reuters.

Etiquetas:

posted by J G at 11:12 da manhã . | link | 1 Comentários

Justíssimo!

O médio e "capitão" do Liverpool, Steven Gerrard, foi hoje eleito futebolista do ano em Inglaterra pela imprensa especializada daquele país. O internacional inglês sucede ao português Cristiano Ronaldo, eleito o ano passado.

Gerrard mereceu a preferência dos jornalistas ingleses à frente de Ryan Giggs, Wayne Rooney, Nemanja Vidic, e Rio Ferdinand, do Manchester United.

O centrocampista do Liverpool, 28 anos, marcou ao longo da presente temporada 23 golos, transformando-se no melhor goleador da história do clube.

Gerrard receberá o troféu no decurso de um jantar de gala que terá lugar no dia 29 de Maio.

Etiquetas:

posted by J G at 9:55 da manhã . | link | 0 Comentários

No Domingo

Sporting de Braga - Benfica, 19:00 (RTP1)

Etiquetas:

posted by J G at 12:01 da manhã . | link | 0 Comentários

terça-feira, 12 de maio de 2009

Moretto Fala ao Globoesporte

Goleiro do Benfica, que fechou o gol contra o Barça em 2006 e pegou até pênalti do Gaúcho, fica animado com rumor sobre troca-troca com Bruno

por Rodrigo Sirico Rio de Janeiro

O Barcelona que ganhou a Liga dos Campeões de 2006 teve de destronar pelo caminho adversários do primeiro escalão no futebol mundial, como os ingleses Chelsea e Arsenal e o italiano Milan. Mas engana-se quem pensa que o duelo com o Benfica, pelas quartas-de-final, foi fácil. Depois de perder um caminhão de gols e empatar em 0 a 0 em Lisboa, o Barça enfim venceu por 2 a 0 no Camp Nou e se classificou. Antes de balançar a rede, o time catalão teve um pênalti perdido por Ronaldinho. O Gaúcho parou nas mãos de outro brasileiro: o goleiro Marcello Moretto, destaque maior daquele confronto.


- Foi o momento mais alto da minha carreira. Estava acostumado a ver a Liga dos Campeões pela TV no Brasil. De repente estava lá, ouvindo aquele hino da Liga, que é demais. Eu me destaquei muito também contra o Liverpool, quando fui muito bem e o Benfica os eliminou, eles que eram os campeões. Depois teve o jogo contra o Barcelona, na Luz, que foi 0 a 0 mas que era para ser no mínimo cinco para o Barcelona - lembrou Moretto, ex-Portuguesa de Desportos, em entrevista por telefone ao GLOBOESPORTE.COM.


O goleiro teria ainda boa atuação no jogo de volta, no Camp Nou. Ronaldinho teve um pênalti por cobrar logo no início da partida e bateu forte, à meia altura, no canto direito de Moretto, que voou e espalmou.

- Eu já tinha acompanhado os últimos três que ele bateu. Um jogo antes, ele cobrou no lado contrário. Esperei um pouco para pular, para atrapalhar ele, e deu certo - acrescentou Moretto, que não foi capaz de segurar o melhor ataque da Europa naquela época e viu o sonho do título descer pelo ralo.

As atuações do brasileiro no gol benfiquista eram a continuidade ao bom trabalho que ele desempenhou no Vitória de Setúbal. O desempenho de Moretto fez com que Porto e Benfica brigassem pela contratação do goleiro, que acabou por sair da história com a imagem um pouco arranhada, acusado de acertar com um clube e depois voltar atrás.


Conforme o próprio Moretto conta, pressões diversas minaram sua situação junto ao Benfica. Além do desgaste pela briga Benfica x Porto, o brasileiro viu a imprensa portuguesa pedir, às vésperas da Copa do Mundo, a escalação de Quim, goleiro da seleção.

- O Quim era o goleiro titular do Benfica, e ele era da seleção. Ele estava sem levar gols havia quatro jogos e eu cheguei, fiz três treinos e virei titular. Aquilo não caiu bem entre os adeptos (torcedores). Naquela altura eu havia sofrido apenas três gols em 16 jogos. Para a imprensa eu era o melhor goleiro de Portugal e de repente passei a ser o pior. Era época de Copa, a imprensa começou a pressionar e houve um desgaste com os adeptos. Até chegar ao ponto em que eu vi que não dava para continuar, e fui para a Grécia - disse Moretto, referindo-se à sua passagem por empréstimo ao AEK (temporada 2007-2008).



Os dias em Atenas foram muito bons, conta o goleiro. O AEK chegou a mostrar interesse em ficar com Moretto em definitivo, mas não houve acordo financeiro com o Benfica e ele foi devolvido aos encarnados no início desta temporada. Sem espaço no clube (é o terceiro goleiro), o brasileiro, que tem contrato até 2011, não esconde a vontade de sair. E não só do Benfica.

- Quero ir embora de Portugal. Há dois ou três clubes daqui com interesse, mas quero ir embora de Portugal. Com todo este desgaste, aqui, se eu tomo gol de pênalti, é falha minha. Dou prioridade se surgir algum negócio no Brasil, já que estou há quase seis anos aqui. Minha esposa e minhas filhas já falaram no interesse em voltar para o Brasil. Mas vamos aguardar este dois meses do fim desta época (temporada) e do início da outra para resolver - declarou Moretto, que usa termos como do português europeu (adeptos, época e guarda-redes, por exemplo) seguidamente ao falar.



Futuro no Flamengo? Goleiro gosta da ideia

Moretto, 31 anos, revela ter propostas de clubes da Romênia e da Turquia e ainda sondagens de clubes ingleses e espanhóis. Mas para vingar uma transferência num grande centro, o goleiro precisa ter o passaporte italiano, que ele acredita conseguir até junho.

Para o futebol brasileiro, Moretto revela que não há proposta oficial. Mas um rumor surgido na mídia portuguesa o faz sonhar: jogar pelo Flamengo .

- Houve uma conversa através da imprensa sobre a possibilidade de haver uma troca caso o Bruno saísse do Flamengo para o Benfica. Eu entraria na negociação. O Benfica está interessado nele e haveria a possibilidade de eu voltar para o Brasil. Quem não gostaria de jogar no Flamengo? É um clube que eu admiro, um clube grande, tem a maior torcida do país. É um clube que luta por objetivos e minha vontade é essa, ser campeão, jogar uma Libertadores... O Flamengo tem estes requisitos, um clube que briga sempre, tem uma torcida fanática e você joga sempre sobre pressão. Isso é que é gostoso - finalizou Moretto.

Etiquetas:

posted by J G at 12:47 da tarde . | link | 9 Comentários

Nilmar...adona!


directamente do Brasil:

O golaço do ex-corintiano demorou apenas nove minutos para sair. O atacante do time gaúcho recebeu a bola pela direita e partiu sozinho, driblando quatro adversários e tirando do goleiro Felipe com um toque de muita categoria na bola.

O mesmo Pacaembu que se acostumou a aplaudir Ronaldo em 2009, se rendeu neste domingo ao talento de Nilmar. O atacante do Internacional marcou um gol "maradoniano" que garantiu a vitória por 1 a 0 sobre um Corinthians cheio de reservas. O golaço de Nilmar deixou até o Fenômeno abalado.

Etiquetas:

posted by J G at 11:35 da manhã . | link | 0 Comentários

O Treinador do Benfica na Imprensa

O treinador do Sp. Braga disse ontem após o jogo com o Belenenses que tem uma cláusula no contrato que lhe permite sair do clube... com o custo de 1 milhão de euros. O ex-seleccionador de Portugal também é um nome em equação na Luz.

Jorge Jesus é um homem de muitas palavras. Algumas confusas. Mas ontem, depois da vitória contundente do Sp. Braga sobre o Belenenses (0-5 no Restelo) foi claro quanto à hipótese de poder sair do clube bracarense no final da temporada e rumar à Luz. "Aquilo que sei é que o próximo jogo será com o Benfica. Tenho mais um ano de contrato com o Sp. Braga, com uma cláusula que me permite sair. Aquilo que sei é que ainda acredito no terceiro lugar", disse o técnico à "Sport TV".

O treinador, de 54 anos, que começou no Amora, em 1989, lidera a lista de candidatos à substituição de Quique Flores no Benfica. A imprensa desportiva desta manhã avança com o nome de Jesus como a mais forte possibilidade de tomar conta da equipa de futebol dos "encarnados". O "Record" diz mesmo que Luís Filipe Vieira já se reuniu com o treinador e lhe apresentou uma proposta.

Segundo o jornal, o encontro entre o presidente do Benfica e o técnico teve lugar em casa de Jesus e terá sido o adjunto Raul a servir de intermediário. Filipe Vieira e Jorge Jesus conhecem-se desde os tempos em que trabalharam juntos em Alverca, mantendo uma amizade desde então. A proposta, não formal ainda, deverá rondar o meio milhão de euros, um dos salários mais baixos dos últimos treinadores que passaram pela Luz no reinado de Vieira.





Vencimentos dos últimos treinadores do Benfica*

Giovanni Trapattoni 600 mil euros
Ronald Koeman 750 mil
Fernando Santos 500 mil
J. António Camacho 1,5 milhões
Quique Flores 1,5 milhões

Etiquetas:

posted by J G at 10:42 da manhã . | link | 6 Comentários

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Jesus Vs Scolari

Parece que é a nova fase de discussão do nosso futebol.

Etiquetas:

posted by J G at 11:52 da manhã . | link | 19 Comentários

domingo, 10 de maio de 2009

Benfica 2 - 2 Trofense

Eu podia estar aqui uma hora a descarregar toda raiva que me vai na alma benfiquista. Mas vendo bem não tenho feito outra coisa nos últimos 3 anos. Ou melhor, nos últimos 6 se contar com o Terceiro Anel.
Ontem fui à Luz e estava mesmo a ver ao que ia. Mais uma vez não me surpreenderam.
Para mim isto acabou com a derrota em casa contra o Vitória. Mesmo assim achei que devia ir ontem à Luz.
Acho que há ciclos que acabam. O Benfica está em fim de ciclo, eu próprio sinto-me perto do fim de um ciclo.
A diferença é que eu percebo isso, e os responsáveis do meu clube não e vão perpetuar esta coisa que de Benfica começa a ter só o nome e as camisolas.
É o desencanto total. Olhando para trás, e olhando para a frente.

Etiquetas: ,

posted by J G at 2:44 da tarde . | link | 8 Comentários

sábado, 9 de maio de 2009

Benfica - Trofense

Etiquetas: ,

posted by J G at 3:46 da tarde . | link | 8 Comentários

sexta-feira, 8 de maio de 2009

O Emirates

Para completar a mágoa que mostrei no texto sobre a comparação do nosso estádio com o do Arsenal:
Emirates Stadium

Etiquetas:

posted by J G at 3:10 da tarde . | link | 8 Comentários

Recado aos Benfiquistas da Trofa

Espero bem que o Trofense desça de divisão e que vocês fechem a casa do Benfica e nunca mais tenham hesitações na vida.

"É complicado dizer por quem vou torcer sábado. Sou benfiquista com uma costela do Trofense e, tendo em conta que é o Trofense que precisa mais de pontuar, acho que vou torcer pelo Trofense... mas é complicado", confessou à Agência Lusa, ainda indeciso, o presidente da Casa do Benfica na Trofa, José Cardoso.
posted by J G at 12:09 da tarde . | link | 13 Comentários

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Benfica 26 - 24 sporting

Etiquetas:

posted by J G at 11:25 da manhã . | link | 1 Comentários

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Confirma-se

Ora aqui está o cenário que eu tracei no passado dia 17 de Abril neste texto.
Bate certo.

Etiquetas:

posted by J G at 5:30 da tarde . | link | 11 Comentários

Londres

É a capital europeia do futebol. Dois dias, duas meias finais jogadas em Londres.
Estive lá há pouco mais de uma semana e confirmei a paixão pelo futebol naquelas paragens.
Hoje fiquei a saber que Luís Filipe Vieira e Rui Costa seguiram as minhas pisadas e também foram para os estádios de Londres.
Como não acredito que tenham ido lá fazer turismo, como eu, há aqui algo que deve ser comentado.
O nosso presidente não vê jogos do SLB porque os médicos não deixam, mas vai ver as duas meias finais ao vivo com Rui Costa.
Acredito que ambos gostem de ver bom futebol ao vivo, bom futebol esse que não conseguem impor no Benfica mesmo jogando na nossa fraca Liga.
Mas o que estão a fazer os dois responsáveis máximos do nosso futebol em Londres numa altura em que o nosso futebol bateu com estrondo no fundo do poço do admissível?
Se foi só para ir ver bom futebol estariam a gozar connosco, pobres sócios pagantes. Não quero acreditar nisso.
Para muita pena minha também não me parece que tenham ido fazer observação in loco de possíveis reforços. Aceitaria de bom grado o Van Persie, por exemplo.
Só me resta uma ideia baseada num teoria que publiquei aqui há pouco tempo. Será que foram mesmo saber de um treinador brasileiro que tem a família a viver em Londres? Será que foram saber de um jogador português que é suplente emprestado de um clube de Londres?
Se foi para isto então ainda conseguem ser mais indiscretos do que foram na famosa reunião com o treinador sueco que era para estar no lugar do actual espanhol.
É a desorientação total, é a confirmação do caos em que estamos mergulhados. Ou não?

Etiquetas:

posted by J G at 10:42 da manhã . | link | 10 Comentários

terça-feira, 5 de maio de 2009

Amanhã na Luz Um Fim de Tarde à Benfica

Benfica - Académica 1/2 final da Taça de Portugal em futsal às 19h

Benfica-sporting playoff do campeonato de andebol às 21h

Etiquetas: ,

posted by J G at 1:39 da tarde . | link | 2 Comentários

Luís Nazaré Manifesta-se

Ex director do Benfica, foi contra a construção do novo estádio, Luís Nazaré não gosta da hipótese Veiga. Mas o mais certo é mesmo vermos Veiga na corrida de Outubro.

José Veiga como candidato é uma "hipótese bizarra"


A hipótese de uma candidatura de José Veiga à presidência do Benfica foi considerada "bizarra" pelo antigo presidente do Conselho Fiscal (CF) do clube, Luís Nazaré, que apoiará a recandidatura de Luís Filipe Vieira.

O apoio ao actual presidente decorre do entendimento de que se trata "da melhor solução para o clube" e aquela que "faz mais sentido, tendo em conta a necessidade de dar continuidade a este ciclo", justificou Luís Nazaré.

"Acredito que alguns sócios, tristes com o desempenho da equipa de futebol, quererão penalizar a direcção, mas a maioria dará o aval à sua continuidade", referiu, confiante no juízo da massa associativa encarnada.

A hipótese de José Veiga [ex-director desportivo do Benfica] desafiar Luís Filipe Vieira nas urnas, em Outubro próximo, é considerada "bizarra" por Luís Nazaré que não acredita que aquele antigo empresário "tenha os pergaminhos benfiquistas, nem sei sequer se benfiquistas, para poder assumir a condução dos destinos do clube".

Nem o trunfo que José Veiga pode esgrimir, do Benfica ter quebrado um 'jejum' de 11 anos sem títulos com ele no comando do futebol, impressiona Luís Nazaré.

"Na hipótese bizarra e improvável de surgir essa candidatura, calculo que os seus técnicos de marketing lhe recomendarão que esgrima esse argumento a seu favor", comentou, convicto de que seria derrotado por Luís Filipe Vieira de forma inapelável.

Apesar do Benfica ser "uma das minhas grandes paixões", chegar um dia à presidência do clube é um cenário que Luís Nazaré exclui a curto prazo: "Não tenho vida pessoal e profissional que seja compatível com as exigências de um cargo desses".

Luís Nazaré demitiu-se de presidente do CF na gerência de Manuel Vilarinho por discordar da construção do novo Estádio da Luz e ser favorável à remodelação do antigo. Hoje teria tomado a mesma decisão "se as circunstâncias fossem idênticas", tanto mais que foi ditada por um imperativo de consciência, "dar o lugar a alguém que convivesse melhor com a escolha da direcção".

"Sinto-me feliz por o Benfica ter o estádio que tem hoje", confessou, justificando a sua decisão na altura com as responsabilidades que tinha como presidente do CF no acompanhamento da situação económica e financeira e por entender que a solução seguida "introduzia factores muito pesados de risco e de endividamento"

Etiquetas:

posted by J G at 11:09 da manhã . | link | 3 Comentários

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Em Londres - Parte 2: Arsenal

Faz agora uma semana e ainda estava eu a passear de manhã por Camden. Era o fim de uma estadia de 4 dias repletos de sol convívio inglês.
No domingo de manhã, dia 26 de Abril, aproveitei a manhã para visitar a zona do Palácio de Buckingham. Logo na Victoria Station dava para ver a centena de camisolas vermelhas que denunciavam a presença de adeptos do Arsenal a caminho do seu estádio.

Naquela manhã havia a grande maratona de Londres.É um espectáculo ver como os ingleses vão para a rua apoiar os atletas. Ali em frente ao palácio real era uma enorme multidão a receber com aplausos os corredores. Presenciado o curioso aparato voltei para Victoria Station e resolvi seguir os "gunners". Sentir como é o ritual daqueles companheiros do grande escritor Nick Hornby que no seu "Fever Picth" nos explica tão bem o que é ser do Arsenal.
As carruagens do metro vão se enchendo a cada paragem de arsenalistas. Novamente o mesmo cenário visto na véspera no outro lado da cidade em Upton Park. Crianças, adultos, homens, e mulheres, quase todos de sorriso na cara, todos impecavelmente equipados com as várias camisolas que identificam orgulhosamente o seu clube.

Há poucos anos estive no velho Highbury Park mas não era dia de jogo. A última imagem que tinha era de um estádio integrado no meio de um bairro em perfeita harmonia. Tudo muito britânico.
Agora a curiosidade era grande para conhecer a nova casa que diziam ser muito parecido com a nossa Catedral.
O jogo está marcado para as 13h30. Coisa estranha para quem está habituado a ir ver jogos de noite. Aquela alegria toda que vejo entre a imensa multidão que vai a pé da estação de metro até à zona do estádio é bem capaz de estar associada ao facto deles começarem o seu domingo logo a caminho do jogo do clube do seu coração.
Já nós parecemos uns morcegos. Sempre com futebol na escuridão da noite.

Depois de uma longa caminhada a pé pelo bairro de Highbury no meio de milhares de adeptos encarnados vislumbra-se a rotunda de maior concentração. Do lado direito surge abruptamente o majestoso Emirates Stadium. O impacto visual é brutal porque não se está à espera de um monumento de tão grande dimensão num bairro de casas baixas e iguais. E a primeira dúvida que me surge é esta: então isto é que é idêntico ao nosso estádio?!
E ao mesmo tempo um ligeiro sentimento de decepção em relação à nossa Catedral que na realidade devia ter o mesmo aspecto exterior que tem o Emirates. A fachada exterior é impressionante. A maior parte é envidraçada e deixa ver vários andares de restaurantes cheios de adeptos consumidores, um gigantesco, e imponente, emblema do Arsenal decora uma parte do estádio identificando bem o local. E a loja? A loja faz parte do estádio. Uma área enorme ao lado da bilheteira que obriga o adepto andar logo dentro do estádio a ver todos os produtos possíveis e imaginados das cores arsenalistas. Mais uma vez o destaque vai para uma área dedicada à história do clube. Artigos a evocar a vitória de há 20 anos em Anfield onde foram campeões, réplicas de camisolas antigas, livros, dvd's, tudo que possa evocar a sua rica história e que os adeptos mais novos vão aprendendo.
Desisto de entrar em comparações com a realidade benfiquista. Aquilo é a sério.

A esperança em arranjar bilhetes para ver o jogo esbateu com violência no frio e habitual aviso nas bilheteiras: SOLD OUT.
Mesmo contra o "aflito" M'boro não há bilhetes disponíveis.
Resta ir buscar uma Carlsberg a um supermercado muito concorrido e ir abancar no meio da rotunda a ver a azáfama de gente a chegar e a cantar bem alto "RED ARMY". De frente para os dois canhões estacionados perto da escadaria central de acesso ao estádio vejo todo o tipo de pessoas de copo na mão. Há uma energia positiva muito forte ali a escassos metros das entradas para as bancadas. E o mais estranho para mim que estou habituado a ver centenas de polícias armados em todos os estádios do país, é que ali na terra dos hooligans não se vê um aparato policial triste e ameaçador. Há poucos polícias, quase todos simpáticos, e é possível circular sem problemas à volta de todo o estádio sem sermos revistados.

Vi adeptos do M'Boro a tirarem fotos nos canhões, e voltei a reparar que muitos adeptos passam o tempo a beber cerveja e a ler atentamente o programa do jogo.
Mas o que mais impressiona é que as tais semelhanças com o nosso estádio só podem ser vistas lá dentro e ficam-se pelo desenho. O resto é outra dimensão. Os acabamentos, os símbolos do clube, o aproveitamento dos espaços, a pintura bonita, tudo o que sonhámos para nós está em Londres no Emirates Stadium.
Esta semana joga-se lá uma meia final da Champions. Consigo imaginar o ambiente de tão importante jogo só de lá ter passado umas horas a contemplar. Naquele domingo ganharam 2-0 e garantiram apuramento para a Champions com dois golos de Fabregas festejados no resto do dia pelas zonas mais excitantes de Londres que se encheram de "gunners" em festa.
Tudo diferente da nossa triste realidade.

Não consigo deixar de pensar no Emirates. Todos os dias chego à Luz e vejo a fachada com TMN, Zon, e aquele cimento despido, e pergunto: onde está o símbolo do Benfica? Onde está o nosso emblema? Custa muito por ali o emblema do nosso clube. Só peço isso, o nosso querido emblema como eu vi em Londres, e como mostro aqui em fotos.

Etiquetas:

posted by J G at 11:26 da manhã . | link | 14 Comentários

domingo, 3 de maio de 2009

Nacional 3 - 1 Benfica

Não tenho nada a acrescentar à análise mais profunda que fiz aqui há umas semanas em que escrevi exactamente o que ia acontecer até ao final de época. Como em milagres só os católicos é que acreditam eu estou perfeitamente à vontade para dizer que tudo isto é muito previsível. Infelizmente é.
A parte boa é que falta menos umas jornada para acabar este penoso fim de época.
E também já falta pouco para dia 16 de Maio. Data em que se deve mesmo encerrar este ciclo encarnado e branco.

Etiquetas: ,

posted by J G at 2:38 da manhã . | link | 8 Comentários

sábado, 2 de maio de 2009

Nacional - Benfica

Etiquetas: ,

posted by J G at 2:41 da tarde . | link | 7 Comentários

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Programa da 28ª jornada

Sexta-feira, 8 Maio
Vitória de Guimarães-Rio Ave, 20h30 (SportTV1).

Sábado, 9 Maio
Benfica-Trofense, 19h (SportTV1)
Sporting-Vitória de Setúbal, 21h (RTP 1)

Domingo, 10 Maio
Paços de Ferreira-Marítimo, 16h.
Naval-Estrela da Amadora, 16h.
Leixões-Académica, 18h (SportTV1).
FC Porto-Nacional, 20h15 (SportTV1).

Segunda-feira, 11 Maio
Belenenses-Sporting de Braga, 19h45 (SportTV1).

Etiquetas:

posted by J G at 9:52 da manhã . | link | 0 Comentários

Patric Lalau Cabral

Etiquetas:

posted by J G at 9:28 da manhã . | link | 0 Comentários

Benfica confirma o primeiro reforço para 2009/10

O defesa direito brasileiro Patric vai jogar no Benfica na próxima época. O clube encarnado confirmou a contratação do internacional sub-20, faltando apenas saber a duração do contrato. O Benfica confirmou no seu site oficial a contratação do defesa direito Patric para a "próxima época". O jogador, que chegou ontem a Lisboa para realizar exames médicos, é o primeiro reforço para 2009/10 confirmado e vem colmatar uma lacuna no plantel benfiquista que esta temporada contou apenas com Maxi Pereira para o lado direito da defesa.

O passe do jogador pertence à empresa Energy Sport que deverá vender parte do passe ao Benfica. Com 20 anos, Patric sagrou-se recentemente campeão sul-americano de sub-20 ao serviço da selecção do Brasil e actua actualmente pelo São Caetano.

Etiquetas:

posted by J G at 9:26 da manhã . | link | 0 Comentários