Encarnado e Branco

TVGolo.com - Novos Golos

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Cosminho - O Livro Que Todos Devemos Oferecer às Crianças


O livro contém 6 histórias. Nestas, o Cosminho regressa ao passado por três
vezes. Numa assiste à reunião de fundação do Sport Lisboa; noutra vê, ao
lado de Cosme Damião, o jogo contra o Carcavellos Club que valeu ao Benfica
o epíteto “Glorioso”; e noutra ainda, viaja às costas da Águia Vitória,
visitando todos os estádios onde o Benfica já jogou em casa.

Nas restantes histórias o Cosminho e os seus primos tentam descobrir qual é
o verdadeiro tesouro do Benfica, e vão jantar fora no aniversário da
primeira vitória do SLB na Taça dos Clubes Campeões Europeus, acabando por
conhecer umas figuras muito interessantes.

Finalmente, e numa justa homenagem a outras vertentes que glorificam o nome
do Benfica, o Cosminho procura resgatar a Águia Vitória, que foi raptada,
contando com a ajuda de 4 benfiquistas especiais.

Um livro da autoria de Filipe d'Avillez, cujo lançamento aconteceu esta noite na loja do Benfica
apresentado por Ricardo Araújo Pereira.

Etiquetas:

posted by J G at 12:02 da manhã . | link | 4 Comentários

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Em Londres - parte 1: West Ham

Cá estou de volta para reiniciar a actividade deste diário benfiquista.
Vim de mais uma visita a Londres e voltou a acontecer o que já me tinha acontecido em outros tempos. Passar uns dias longe daqui e a conviver com outra realidade futebolística desmotiva qualquer um.
Confesso que ainda nem vi o resumo do último jogo do SLB. Não tenho aberto as páginas de jornais desportivos, só espreitei por alto anteontem na viagem de avião para Lisboa. E o pouco que vou sabendo só dá vontade de desligar de vez deste futebolzinho tão podre, e nojento.

Soube do resultado do SLB via sms e telefonemas dos meus pais que me contaram por alto o andamento do jogo. Fiquei contente, o Benfica ganhou e e brindei com uma Guiness no Music Hall Bar em Shoreditch.
Andei a passear orgulhosamente com o meu casaco adidas do SLB. E é incrível a popularidade do nosso emblema. Continua a ser pretexto para se meterem connosco. Recordações de grandiosos jogos do Benfica em Inglaterra fazem-nos sempre sorrir, e o respeito dos fãs ingleses é sempre enorme. É isto que me faz ter a certeza que sempre continuarei a vibrar com o futebol. É fingir que a podridão do futebol português não existe e concentrar-me na grandeza do Benfica que tanto me orgulha.
Em pubs, em lojas, na rua, há sempre motivo para se trocarem palavras.
Numa loja onde fui comprar um adaptador para o carregador de telemóvel o simpático empregado apontou para o emblema do meu casaco e disse: "Benfica?". Sorri mostrei que nas costas tinha escrito esse mesmo nome e confirmei. Para minha surpresa ele era do Man. United e falou logo do último duplo confronto que os ingleses levaram a melhor, picou-me logo com o Cristiano Ronaldo que sabia não ser da minha simpatia pelas suas tristes origens verdes.
Respondi calmamente: "Ronaldo? Forget Ronaldo. Do You Know Beto?"
O rapaz ficou baralhado e a pensar. Eu resolvi ajudar: "Yellow hair...".
A cara do empregado disse tudo. Lembrou-se logo que no natal de 2005 o seu imponente United já estava fora da Europa. À conta de Beto e Geovanni. Ele lembrava-se, pois. E eu pude sair triunfante daquela loja em Picadilly Circus.

O que me fascina nas idas a Londres são duas áreas distintas. A música e o futebol. E Londres só por si com os seus magníficos monumentos, as suas zonas de agitação, a mistura de religiões, e nacionalidades, claro.

A parte da música fica para outro blog, aqui falo da paixão pelo futebol. Nós aqui perdemo-nos entre discussões de bastidores e já esquecemos o que é adorar futebol. O nosso dia a dia é passado a falar sobre o que rodeia o futebol.
Em Inglaterra fala-se de bola. Não se falam de nomes de árbitros. Eles acreditam no que estão a ver, eles amam as suas equipas do coração, e vivem só para o clube no dia de jogo.

Fiz a experiência de me meter no metro do centro da cidade até ao estádio Upton Park. De há uns anos para cá que o West Ham me fascina enquanto clube. Os filmes sobre os seus adeptos, os documentários, os livros, e os relatos de quem já lá foi sempre me fez simpatizar com aquele clube.Não escondo que em Inglaterra torço pelo Liverpool desde o início dos anos 80, mas isto que estou a falar é diferente.
Primeira enorme surpresa foi constatar que adeptos de 3 equipas locais se cruzam sem a menor provocação em estações de metro.
Vi dois adeptos do Queens Park Rangers a chegarem no meio de adeptos do West Ham a uma estação e tudo normal. Os homens do QPR ainda rosnam quando se fala em Paulo Sousa. Percebo-os.

Depois no metro que nos leva para Upton Park grande misturada de adeptos. É dia de derby e pessoas identificadas com as cores do Chelsea vão misturadas com Hammers em harmonia. Nem precisavam de envergar as camisolas dos seus clubes, dava perfeitamente para perceber que os "betinhos" são dos azuis e os do West Ham são bastante de aparência mais rude.

Em volta do estádio tudo calmo, poucos polícias, e respeito total das regras. Adeptos dos West Ham concentrados nos pubs a beberem e a cantarem, e adeptos do Chelsea a caminharem calmamente para o estádio.
O estádio Upton Park é imponente. A bancada que dá para a rua principal é lindíssima. Pintada com as cores do clube, e tudo muito lavado. As bancas de vendas escondem preciosidades como t-shirts a provocarem os Spurs e apetece comprar quase tudo. Só trouxe uns pins para guardar como recordação. E trouxe do Liverpool (claro), do QPR, e um do Milwall, explicando ao vendedor que era só para colecção, e que não simpatizava nada com os maiores rivais dos hammers.

A loja do West Ham é impressionante. Não resisti e comprei um belo casaco por 9 libras! Ele têm tudo, as camisolas tal como elas são (não é como aqui que não podemos envergar as estrelas reservadas só para os atletas), e depois uma colecção de réplicas de camisolas que fizeram a história do clube. DVD's com jogos épicos, livros, tudo o que se possa pensar. E que me fez pensar, o que anda o marketing do SLB a fazer nos últimos anos?!

Tirei fotos, falei com alguns adeptos, fui até mesmo às portas de entrada das bancadas, mas não consegui bilhetes para ir ver o jogo. Senti o ambiente, fiquei impressionado, superou as minhas expectativas. Não vi barreiras policiais, não vi barreiras de seguranças, não vi confusões. Era dia de derby londrino e vi um sorriso na cara de todos os que invadiram Upton Park às 15h.
Mas devem estar errados, aquilo deve estar tudo errados. Não sabem como é magnifico o futebol jogado às 21h30 de domingo ou segunda feira.
O West Ham perdeu, mas os seus adeptos vencem sempre pela sua fidelidade ao clube e pelo carisma que dão aquele lado da cidade.
A minha admiração para o West Ham.

Etiquetas:

posted by J G at 12:49 da tarde . | link | 8 Comentários

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Pausa

Vou pintar de Encarnado e Branco Londres nos próximos dias.
Até para a semana.
posted by J G at 5:25 da tarde . | link | 7 Comentários

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Marcar, Marcar, e nada Ganhar


Watch Liverpool v Arsenal in Sports  |  View More Free Videos Online at Veoh.com

Em 8 dias marcar 8 golos em dois jogos decisivos da época e perder tudo é algo que nunca tinha visto. Mas acontece com o Liverpool que tem encantado o mundo com o seu futebol de ataque com aplicações de chapa 4 ao Man United, Real, Chelsea, Arsenal, só que a defesa comprometeu e ontem acabou novamente num fantástico 4-4.
Fica para a história alguns dos melhores jogos que tenho visto na minha vida. Ontem Arshavin fez 4 golos em Anfield, dúvido que alguém já o tivesse feito como visitante.

Etiquetas:

posted by J G at 11:15 da manhã . | link | 5 Comentários

Pepe diz que não é violento



E se ele diz quem sou eu para desmentir o português do Real?

Etiquetas:

posted by J G at 10:39 da manhã . | link | 5 Comentários

terça-feira, 21 de abril de 2009

Pedido

Algum leitor mais organizado que deixe nos comentários a lista de erros de arbitragem que nos prejudicaram este ano. Os erros todos, penaltis, expulsões, golos anulados, etc..
obrigado.

Etiquetas:

posted by J G at 5:01 da tarde . | link | 10 Comentários

O Curioso Regresso de Van Gaal à Ribalta

Van Gaal: agora o Mundo
POr: JOSÉ MANUEL RIBEIRO (o jogo)

Em 1987, Aloysius Paulus Maria van Gaal era o capitão a gasóleo de uma estranha equipa chamada AZ, por esses dias já esquecida do título holandês que havia ganho seis anos antes. Aliás, na época posterior, o Alkmaar Zaanstreek viria mesmo a descer à segunda divisão, mas sozinho. Aloysius, um médio talentoso boicotado pelos genes lentos e pela força da gravidade, decidira a tempo desertar do barco em que acumulava as funções em campo com as de treinador-adjunto.

Para completar o salário, dava premonitórias aulas de educação física numa escola para adolescentes desadaptados, função que no fundo nunca deixou de ter e explica como, desenrolado o resto da história que toda a gente conhece, Van Gaal se veja de volta ao local de partida para ganhar o primeiro título em mais de 10 anos. Nos 10 anteriores, coleccionara 16. Nada de irremediável, diz. Uma cláusula no contrato com o AZ (até 2010) sugere o caminho: pode sair já se for para uma de cinco selecções lá especificadas. Sabe-se que a Inglaterra é uma delas. "Quero ser campeão da Europa ou do Mundo."

Louis Van Gaal tocou boa parte dos grandes talentos da década de 1990. Do AZ saltou para a equipa técnica de Leo Beenhakker, no Ajax, onde ficou com a famosa, e de então em diante ainda mais famosa, pasta da formação, que viria a entregar a Co Adriaanse, um dos poucos feitios disponíveis no mercado mais difíceis do que o dele, como o FC Porto ficou a saber uma década mais tarde. Revolucionada a escola do grande clube de Amesterdão, saltou para o lugar de Beenhakker, ganhou a Taça UEFA (1992) logo no ano seguinte e a Liga dos Campeões, mais a Taça Intercontinental, em 1995, repetindo a presença na final da primeira em 1996. Na vitória sobre o Milan (1-0), no Prater, cheguei à sala de Imprensa a tempo de o ouvir dizer: "Eu ganhei. Os jogadores tiveram o mérito de fazerem exactamente o que lhes disse." Outra pista para o que estava por vir.

Numa entrevista que deu à revista da FIFA há apenas um ano, Van Gaal sintetizou bem o que sucedeu entretanto, quando lhe pediram que escolhesse o melhor futebolista com quem trabalhara. "Não vou distinguir ninguém", disse. "Os jogadores não contam para nada, a equipa é tudo." Foi mesmo assim. Do Barcelona em diante, pelo menos até regressar ao AZ, os jogadores não contaram para nada. Nem os dois campeonatos, nem a Taça do Rei, nem a Supertaça europeia, nem sequer o futebol estratosférico que pôs a equipa a jogar ajudaram, no entanto, a vencer essa batalha com as estrelas, perturbada ainda pela exagerada multiculturalidade no plantel, que lhe complicava a passagem do ar nos tímpanos e agravava a surdez.

Mais tarde, na hora de escolher a virtude que melhor caracterizava o então adjunto Mourinho, diria que era o contacto com os jogadores. "Aprendi com ele." Não o suficiente para sobreviver às duas experiências catalãs que lhe fechariam para sempre (?) as portas do futebol de primeiro plano, embora o tempo lhe tenha dado razão. Riquelme, Saviola, De La Peña, para citar apenas alguns dos jogadores que pôs de lado, foram tão capazes como ele de se manterem na crista da onda.

Proscrito, mobilou um gabinete nos escritórios do Ajax. Sentou-se durante dois anos numa secretária, largando-a em fúria com Ronald Koeman, um treinador com quem não partilhava afinidades técnicas e que passou a odiar, sem grande sorte. Foi por Van Gaal ter recusado primeiro o convite que Koeman veio em 2005/06 a treinar o Benfica, na mesma remessa que trouxe Co Adriaanse, ex-técnico do AZ, para o FC Porto. Nessa dança de cadeiras, coube a Aloysius voltar a Alkmaar.

Em 2006/07 chegou à última jornada campeão, bastava-lhe vencer o Excelsior, equipa do fundo da tabela. Perdeu. Perderia também a seguinte, de pior maneira, mas com uma nuance inesperada, um contra-senso que põe em causa até as leituras que sempre fez de si próprio: os jogadores impuseram-se contra o pedido de demissão, rogaram-lhe que ficasse. Aceitou, com legenda: "Vamos ver, então, se valem mais do que isto." O título que chegou esta semana, três jornadas antes do final da Eredivisie (11 pontos de avanço sobre o Twente), é a resposta. Talvez para uma série de perguntas.

Etiquetas:

posted by J G at 2:36 da tarde . | link | 2 Comentários

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Vitória Setúbal 0 - 4 Benfica

Uma vitória que eu queria que fosse normal. Teria sido assim contra a Académica em casa na semana passada se não se falhasse tanto. Ontem falhou-se pouco, mas ainda se falhou, e o resultado foi do mais calmo da época.
Sem pressão, o Benfica passeou calmamente em Setúbal.
Vi o jogo com aquele triste sensação de ver um jogo por obrigação já só para cumprir calendário, e ver se a desgraça não se alastra.
O Benfica está como aqueles putos que passam o ano todo a não estudar para os testes, e já com o ano quase perdido arrancam um "Muito Bom" no último período que já de pouco lhes pode valer.

De qualquer maneira é melhor ver o Benfica acalmar as hostes para os últimos 5 fins de semana do que sentir o perigo de descer ao 4º lugar como se chegou a falar durante a última semana.
Nuno Gomes e Cardozo bizaram, e contribuíram para a melhoria da estatística que Quique vai apresentar no fim da época. Sempre são mais 4 golos fora de casa, e 3 pontos.
Já se percebeu que não vai haver milagres nos lugares cimeiros, o FC Porto até pode defender bolas na área com a mão que não se passa nada!, e por isso é só ir cumprindo com dignidade o que falta da época.

Etiquetas: ,

posted by J G at 12:45 da tarde . | link | 3 Comentários

domingo, 19 de abril de 2009

Sem Som

A ver a segunda parte do jogo sem som e o ambiente melhorou imenso!

Etiquetas:

posted by J G at 9:23 da tarde . | link | 2 Comentários

Pedro Henriques - o comentador lixo

É muito raro ter que ver o SLB pela TV. Hoje estou a ver o jogo pela Sport Tv HD. Um serviço (bem)) pago que me oferece a oportunidade de ouvir um comentador chamado Pedro Henriques a debitar lixo vocal de 2 em 2 minutos! Até desculpo o Miguel Prates dizer que o 0-2 é um resultado muito traiçoeiro, o Prates é um veterano destas parvoíces, mas estar a levar com tanta asneira da boca de um homem que lá porque jogou a defesa esquerdo não pode ter esta exposição.
Isto não são comentários, são castigos auditivos!

Etiquetas:

posted by J G at 9:06 da tarde . | link | 8 Comentários

Vitória Setúbal - Benfica

Etiquetas: ,

posted by J G at 9:51 da manhã . | link | 1 Comentários

sábado, 18 de abril de 2009

Convocados para Setúbal

Guarda-redes: Moreira e Quim;

Defesas: Maxi Pereira, David Luiz, Jorge Ribeiro, Sidnei e Miguel Vítor;

Médios: Katsouranis, Reyes, Aimar, Yebda, Rúben Amorim, Bynia, Carlos Martins, Urreta e Di María.

Avançados: Cardozo, Nuno Gomes e Mantorras.

Etiquetas:

posted by J G at 6:20 da tarde . | link | 0 Comentários

sexta-feira, 17 de abril de 2009

O Futuro Breve ( 6 semanas ) e o Futuro Médio ( até às eleições ) : O Cenário Que Eu Desenho

Estamos a chegar a uma altura absolutamente decisiva para o futuro do Benfica.
Faltam 6 semanas para se fazer o balanço e uma época desportiva que se adivinha tristonha.
Aparecem sinais políticos tendo como horizonte as eleições de Outubro.
Neste momento está muito mais em jogo do que se possa pensar numa leitura rápida.
Não é só de treinadores que estamos a falar quando discutimos a continuidade ou não de Quique. Temos que ver mais à frente.

Vou tentar ser objectivo e dar a minha opinião (é para isto que servem os blogues pessoais) do futuro imediato do nosso clube.

Apoio do Clube à equipa técnica

O Presidente já esta semana veio a público criticar os jornais do grupo Cofina, e garantir a continuidade de Quique Flores.
Mas não garantiu em momento algum que o treinador espanhol ia estar até ao último dia de contrato no clube. Lembrou apenas que Quique tem mais um ano de contrato e que (para já) é para continuar.
A minha leitura é simples. LFV fez bem em assumir este papel porque é o que o clube precisa neste momento. Daí eu ter defendido esta semana a continuidade do treinador.
Mas não sejamos ingénuos. É uma continuidade de 6 semanas. Nada mais que isso.
Ou acontece um verdadeiro milagre nas próximas 6 jornadas e o Benfica sobe na Classificação e salva a pele de Quique, ou então o ciclo do espanhol acaba irremediavelmente.
Isto porque feitas as contas finais, se a equipa não conseguir o apuramento para as eliminatórias que dão acesso à Champions, o objectivo mínimo não é garantido.

Verão Quente

Terminado o Campeonato a corrida para as eleições no clube vai ficar ao rubro, literalmente. Os candidatos vão abrir fogo, e LFV, que sem dúvida quer manter o lugar, vai ter de garantir trunfos para acalmar a urbe.
Não estou a ver LFV partir para a corrida exibindo um treinador que falhou estrondosamente no Campeoanto. É muito arriscado. E não estou a ver também que consiga cativar só com o habitual discurso da recuperação do clube, e da estabilidade. Os benfiquistas estão fartos de não ganhar, e ele sabe-o. O que deu a LFV um verdadeiro balão de oxigénio há um ano foi a entrada de Rui Costa para a SAD, e é em Rui Costa que os sócios depositam esperanças no futuro do clube. Eu, pelo menos, penso assim. O meu apoio vai para ... Rui Costa.
Sendo assim é natural que LFV queira apresentar trunfos fortes para a nova temporada. Não custa acreditar numa saída digna de Quique que acaberá por rescindir sem obrigar o SLB a pagar a enorme indminização a rondar os 3 milhões de euros para toda a equipa técnica.
Saindo Quique, por vontade própria, LFV é "obrigado" a apresentar alternativa de peso que já deve estar mais que pensada nesta altura e que eu acredito ser o ex-seleccionador nacional.
Scolari será o trunfo de LFV, e deverá trazer consigo alguns "rebuçados" para animar as hostes, e aí é provável que jogadores caídos em desgraça em Londres como Paulo Ferreira, e Ricardo Quaresma sejam cartas de peso para contagiar o povo para a nova temporada. Junte-se a isto o facto do novo campeonato ter como característica de nas suas primeiras semanas não permitir encontros entre grandes e adivinha-se um início de época pacifico para o novo treinador, o que deverá manter o entusiasmo até às eleições.

O dilema de Rui Costa

Neste quadro o problema que LFV teria pela frente seria a conciliação entre o Director Desportivo e o treinador, sabe-se que Rui Costa não morre de amores por Scolari.
Aqui é que está o ponto que tudo pode mudar neste contexto. Rui Costa deve saber que neste momento ele simboliza o futuro do Benfica para milhares de associados. E é ele que vai influenciar o rumo das coisas. Ou o "Maestro" engole a entrada de Scolari e assim seguimos para mais uma era de ilusão agora com sotaque brasileiro, ou temos que aguardar para ver o que acontece. Repito, eu estou com Rui Costa.

Alternativas

Nesta altura já não restam dúvidas que LFV vai ter companhia nas próximas eleições. Afastado que está o cenário de eleições antecipadas é natural que os demais candidatos se estejam a guardar para o fim do campeonato e aparecerem em peso. Para já temos Bruno Carvalho que , pelo que se tem visto, não chega a ser uma ameaça para o actual Presidente. Portanto tem que haver uma terceira via para que esta Direcção se sinta incomodada ao ponto de dar conferências de imprensa avisando que não cedem o poder facilmente. E um terceiro nome a aparecer terá de ser de alguém que agitará realmente as águas. E assim de repente essa pessoa só pode ser José Veiga que nunca escondeu a vontade de regressar em grande ao clube.
E deverá ser com este quadro que nós benfiquistas vamos viver até Outubro.

Temos pela frente 6 semanas de "paz podre" onde se espera que aconteça um milagre em que eu não acredito (alguém acredita?), e depois vai começar uma fase muito complicada para a vida do clube. Esperemos calmamente pelos acontecimentos, e pelas muitas mudanças que pode acontecer neste cenário ao sabor das incidências que vão aparecendo nas próximas semanas.
Mas estejamos atentos, e preparados para escolhermos o que é o melhor para o nosso Benfica!

Etiquetas:

posted by J G at 11:47 da manhã . | link | 14 Comentários

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Quem Tem Dado Mais Pontos?

No famoso Ranking da UEFA quem tem somado mais pontos por Portugal desde 2004/05?
O Vedeta da Bola mostra:

Etiquetas:

posted by J G at 4:58 da tarde . | link | 5 Comentários

Shéu em Entrevista ao Sol

Shéu em Entrevista ao Sol
Publish at Scribd or explore others: Magazines & Newspape revista benfica

agradeço ao leitor Carlos por ter enviado o pdf, e ao amigo Varela pela dica do Scribd

Etiquetas: ,

posted by J G at 11:40 da manhã . | link | 3 Comentários

Rescaldo dos 1/4 de final da Champions

Grandes espectáculos os dos quartos-de-finais da Liga dos Campeões. Treze golos no confronto entre o Liverpool e o Chelsea! No entanto, o recorde de golos numa única eliminatória continua a pertencer ao Sporting e ao Bayern, com 13 tentos. Não fosse o golo de João Moutinho em Munique e havia um empate estatístico quase impossível de bater.
Leonor Pinhão

Etiquetas:

posted by J G at 10:51 da manhã . | link | 2 Comentários

Um Desejado (há um ano) em Desgraça

O dinamarquês Michael Laudrup foi hoje despedido do cargo de treinador do Spartak de Moscovo, após a derrota da equipa russa, por 3-0, frente ao rival Dínamo, em jogo relativo aos quartos-de-final da Taça da Rússia.

Laudrup, 44 anos, tinha assinado um contrato com o Spartak em Setembro de 2008, depois de uma carreira auspiciosa ao serviço do Getafe, à frente do qual chegou a eliminar o Benfica da Taça UEFA.

Etiquetas:

posted by J G at 9:39 da manhã . | link | 3 Comentários

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Ele Anda Por Aí...

E quem sabe se depois das 6 semanas de "paz" de Quique não temos umas surpresa a pensar nas eleições?

O técnico brasileiro diz que tem em mãos propostas de "excelente nível" e promete uma decisão para Junho. "É provável que a minha definição para que eu trabalhe a partir de Julho, em alguma equipa, só aconteça no final de Maio e início de Junho", afirmou hoje o ex-seleccionador de Portugal, citado pelo jornal Estado de São Paulo.

Etiquetas:

posted by J G at 2:42 da tarde . | link | 10 Comentários

Directamente Para o Meu TOP20 de Melhores de Sempre

O Chelsea . Liverpool de ontem a fazer lembrar a nossa grande noite de Leverkusen:

Watch Chelsea v Liverpool in Sports  |  View More Free Videos Online at Veoh.com

Etiquetas: , ,

posted by J G at 8:59 da manhã . | link | 6 Comentários

terça-feira, 14 de abril de 2009

LFV Falou e Abriu a Campanha Eleitoral

Faltou Rui Costa ao lado para dar uma imagem de maior união, mas foi João Gabriel controlar a conferência de imprensa para que o Presidente dissesse o que já se esperava. Um ataque ao eixo Correio da Manhã / Record, e um sério aviso a quem quiser atacar as eleições de Outubro ao dizer que não vai facilitar na tomada de poder.

LFV apostou mais uma vez na imagem de estabilidade do clube, referiu que está tudo calmo lá dentro e que de fora é que estão a tentar agitar as águas por causa das eleições. Minorizou os resultados imediatos e confirmou Quique como treinador a cumprir o seu contrato até ao fim.

Foi uma aparição importante e com várias leituras possíveis. Uma coisa é certa, nas próximas 6 semanas não haverá mudanças, tal como eu tenho defendido e dito. Até aqui tudo bate certo.

Etiquetas:

posted by J G at 7:21 da tarde . | link | 8 Comentários

Presidente LFV Fala Às 19h

Conferência de Imprensa com Luís Filipe Vieira.
Estádio da Luz (Piso -2)

Etiquetas:

posted by J G at 5:26 da tarde . | link | 5 Comentários

Os Benfiquistas do Costume

Impressionante. Hoje alguém me recordou um texto que publiquei no antigo blog Terceiro Anel. Já nem me recordava que tinha sido há 3 anos! O impressionante é que a sua mensagem continua actual. Tão actual que não resisto a ir buscá-lo ao baú:

segunda-feira, 6 fevereiro 2006

Vinha a meio do trajecto Leiria - Lisboa na A1, debaixo de um manto impressionante de nevoeiro que aumentou o tempo de viagem para o dobro, quando me deu para pensar no que escrever sobre esta semana negra do Benfica.
Não está fácil, duas derrotas por 3-1, e uma delas contra o rival Sporting.

Sou da opinião que é uma fase má ao fim de dois meses e meio de excelentes resultados. Contra o Sporting foi um desastre, a derrota foi merecida. Em Leiria o resultado é injusto, premeia a excelente organização da equipa de Jesus mas é um castigo demasiado forte para um Benfica que tudo fez para sair da cidade do Liz com outro resultado.

Aturar as bocas dos mais chegados rivais é duro, mas consigo sem problemas. Não acho muita piada à conversa forçadíssima do colo, mas entendo a euforia em volta da dupla derrota do Benfica na Liga.
Continuo a não ter dúvidas, e a acreditar no valor do Benfica. Acredito que vamos lutar até ao fim pelo título, e que somos candidatos a voltar ao Jamor. E ainda espero ansiosamente pelo confronto com o Liverpool. Já paguei a viagem para ir dia 8 de Março a Anfield Road.

O que me irrita profundamente nestas alturas menos boas é a aparição dos eternos benfiquistas cépticos.
Hoje já tinha ouvido umas bocas no café, mas o auge foi atingido ao ler uma opinião num fórum.

Alguns dos leitores conhecem o Fórum Sons, e sabem que além de música também se fala muito de futebol. Ora, no rescaldo da derrota de Leiria encontrei esta prosa:

" Ja previa uma excitação generalizada por parte dos anti-benfiquistas que frequentam este espaço. Hoje já não somos uma ameaça pois a sorte deixou de nos acompanhar. Ontem aos 30 minutos de jogo o resultado certo seria o 0-2 pró Benfica e não estou a contar com a bola na trave.

Já não vamos ser campeões tenho a certeza.

Os nossos melhores jogadores não são regulares, não me lembro de ver o Simao jogar , o Luizao nao sei o que se passa com ele , o Petit está muito nervoso , o Micco e o Karagounis são bluff e o Gomes não me lembro do ultimo golo que marcou...

E se juntarmos a isto um treinador que não serve... os resultados sao os que vemos ...

vamos ser eliminados da Taça na quarta-feira e na Liga dos Campeoes nao iremos muito longe porque se nao for o Liverpool a por-nos de fora serão os bem vestidinhos senhores da Uefa ...

espero que em Maio o Orelhas saiba o que tem que fazer ..."
ass: imightbewrong

Nada tenho contra o imightbewrong, mas a verdade é que isto espelha o que mais me enerva nos benfiquistas.
O imightbewrong conseguiu mostrar aquilo tudo que caracteriza a maior parte dos benfiquistas. Os tais benfiquistas que não enchem o estádio, que não vão aos jogos fora, que passam a vida a lamentarem-se do facto de serem... benfiquistas.

Não são sócios (porque não alimentam chulos), não compram o jornal do clube, não vão às instalações do clube, nem sempre acompanham os jogos até ao fim, adoram lenços brancos, e várias vezes deixaram escapar nos últimos 20 anos que gostavam era de ver Pinto da Costa como presidente do Benfica.

Se convivo há tantos anos com anti-benfiquistas, e sempre a dar luta, há alturas em que entendo perfeitamente as razões dos rivais por odiarem o Benfica. A diferença é que eles detestam tudo no Benfica, eu detesto os "simpatizantes" que o imightbewrong tão bem caracterizou há pouco.

Sempre me irritou a conversa da grandeza do Benfica ser medida pelos 6, 7 ou 12 milhões de simpatizantes. Nunca me interessou! Até podem ser 30 milhões, mas aqueles que interessam não são mais do que 40/50 mil. Pode parecer exagerado, mas não é.

Há anos e anos que o estádio da Luz (mesmo o antigo nos anos 80) regista uma média de assistência na ordem dos 50 mil espectadores. É verdade que houve enchentes históricas com mais de 120 mil. Mas não era a regra, ao contrário do que alguns dizem. Nunca foi.

A decisão desta direcção ter optado por um estádio de 65 mi lugares é das que mais aplaudo. Souberam ver que no meio de tantos milhões de benfiquistas, nunca teremos na luz uma média superior a 40/50 mil pessoas.
A história do kit do Vieira dá azo a grande gozo, e bocas engraçadas. Mas, diga-se, é dos mais inteligentes actos de gestão no Benfica em muitos anos. E porquê? Porque a direcção de Filipe Vieira chegou à mesma conclusão que eu já tinha chegado há anos. A conversa que metade do país é lampião é mesmo só conversa. A maioria são benfiquistas tipo imightbewrong, ou seja, não interessam para a vitalidade do clube. O clube não pode contar com eles, porque eles só vão aparecer a exibir a águia ao peito nas alturas de vitória.
Vieira pensou que arranjar 200 mil novos sócios seria uma meta ambiciosa mas possível. Eu dou.lhe razão. Se não se conseguir, então é porque o cenário do númerio de imightbewrongs é pior do que eu pensava.

O que mais marca ( e me irrita) é a atitude desses benfiquistas nos dois ambientes extremos.
O Benfica vai bem e ganha - segunda feira lá vêm eles: "Então, ontem ganhámos cá com uma pinta! SOMOS os maiores, granda Benfica! Para a semana vou lá."
O Benfica vai mal e perde - segunda feira lá vêm eles: "Não tens vergonha do teu clube? Só desgraças! Não JOGAM nada, pá. São uns chulos! E gajos como tu é que têm culpa, porque ainda lá vais apoiar...".

Pronto, é isto que me irrita. Neste contexto também me posso juntar aos meus rivais e dizer: odeio (estes) benfiquistas.

Na época passada, quando começou a cheirar a título era vê-los a correr às bilheteiras (e a criticar tudo e todos porque não havia bilhetes para todos!) e aí foi uma festa. Era vê-los a cantar os dois únicos cânticos que sabem, e orgulhosos da sua camisola.
Mas, até à recta final do campeonato quantos pessoas iam à Luz ver o Penafiel, o Beira-Mar ou o Estoril?! Pois... Estava frio e não sei quê...

Portanto, muito pior do que o regozijo dos anti-benfiquistas (perfeitamente normal), é a aparição destes pseudo-benfiquistas de lenço branco afiado e lingua solta.

Etiquetas:

posted by J G at 7:59 da manhã . | link | 32 Comentários

Estou Muito Atento

Nem vale a pena ir ao sentimentalismo da coisa e explicar que o Benfica até afecta o meu santo sono com a situação em que está. Mas , e respondendo ao que tenho recebido nos comentários e mail, eu estou muito atento. Arrisco a dizer que estamos. Porque eu falo com outros ilustres benfiquistas de outros blogues e posso afirmar que entre os autores dos blogues encarnados que são actualizados diariamente nos últimos meses, e ainda são uns quantos, está tudo de olho muito aberto.
Já dá para perceber as movimentações, as infiltrações, as cunhas, as encomendas, as sondagens, dá para entender tudo.
Mas quero lembrar que faltam 6 semanas de competição oficial para a equipa de futebol do Sport Lisboa e Benfica terminar a época.

Querem mesmo abrir já as hostilidades e apontar nomes, e sombras?
Querem mesmo que se comece a responder a oportunistas hipócritas?
Querem mesmo que se perca tempo e energias a comentar "especiais" de "informação" na TV sobre "crises" do Benfica?
Querem mesmo que se pressione a Direcção a despedir o treinador?

Se a resposta for sim então dou uma sugestão: ide aos hipermercados comprar lenços, papel higiénico, toalhas, toalhetes,ou cortinados brancos e juntem-se aquela cambada de carneiros que infelizmente habita as bancadas da Catedral para acenarem num gesto pensado e desejado lenços brancos só porque acham que é fotogénico, e um momento televisivo relevante. Juntem-se aqueles dois enormes imbecis que no meio de um whiskey vieram à varanda do seu camarote agitar um lençol todos sorridentes por serem falados hoje no país. Esses todos é que não sabem o que é o Benfica, e no fundo eles é que usam o nome do clube para se promoverem. Não é a acusação que mais se faz aos dirigentes? Eles são os primeiros a fazerem, querem sair do papel de adepto anónimo para serem os que apareceram na TV a agitar lencinhos na esperança de um "zoom" televisivo mais generoso.

Quanto ao resto estou muito atento.

Etiquetas: ,

posted by J G at 12:40 da manhã . | link | 2 Comentários

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Pedro Ribeiro Está Certo

Etiquetas:

posted by J G at 7:20 da tarde . | link | 7 Comentários

Quique Fica

A acreditar no que Fernando Urbano escreve hoje n'A Bola, a SAD quer romper com passado e não dispensar o técnico no final do primeiro ano de contrato Espanhol terá direito a novo período de exames Balança ainda pesa a seu favor.
Pronto, para os muitos que me perguntaram pela minha opinião aqui está: acho bem. É o primeiro passo numa longa guerra que se adivinha até às eleições. Concordo com esta medida. Isto é uma gota no oceano, havemos de discutir ponto por ponto o que falta fazer. Mas manter a equipa técnica parece-me do mais sensato.

Etiquetas:

posted by J G at 10:18 da manhã . | link | 17 Comentários

domingo, 12 de abril de 2009

Benfica 0 - 1 Académica

Foi uma semana inteira a bater na equipa, a abrir a porta de saída a Quique e sua equipa técnica, depois de um jogo que se ganhou. Jogou-se mal, mas ganhou-se.
Estava mesmo à espera que acontecesse isto. Agora quero ver os argumentos que se vão usar para criticar.
É que eu suponho que hoje esteja tudo muito contente com a equipa e o seu treinador. Esta noite o Benfica entrou bem, criou oportunidades de golo, fez jogadas vistosas, só não marcou por infelicidade de Cardozo, Aimar, que acertaram nos postes já para não falar da boa exibição do guarda redes da Académica e dos falhanços de David Luiz. A verdade é que a Académica fez dois remates o jogo todo e ganhou.
Se houve coerência esta semana deixam o Benfica em paz.

Eu prefiro ganhar, como disse o Nuno Gomes, e sei muito bem o que vai acontecer no que falta do campeonato. Nos últimos largos anos só por duas vezes levámos a sério os jogos até ao tim da temporada.
Infelizmente, este é mais um ano de arrastamento total até ao fim.
Para mim acabou. Depois de perder em casa com o Vitória, e daquela "coisa" na Amadora a vontade já não era muita. Neste momento já sei que não preciso de gastar dinheiro na ida a Setúbal, por exemplo.
Se os anos 60, 70 e 80 marcaram para sempre a grandiosidade do SLB, estas duas últimas décadas marcam o SLB ridículo de fim de época que já todos nos habituámos a viver. Nós e os rivais que se riem.

Fechámos a loja este ano. Agora passa-se a discutir jogadores, treinadores, e presidentes, e pelo meio temos jogos penosos para acompanhar. É este o triste futuro breve do SLB.
Vamos ter tempo para discutir se vale a pena mudar de treinador ou não, se vale a pena comprar mais uma equipa inteira. Mas só lhes peço isto, meus caros benfiquistas, pensem que não é só o final desta época que está estragado. Com eleições em Outubro quase que aposto que a próxima época vai ser hipotecada logo aos primeiros meses. Não voltámos ao zero, estamos no menos um!

Etiquetas: ,

posted by J G at 12:14 da tarde . | link | 14 Comentários

sábado, 11 de abril de 2009

Benfica - Académica

Etiquetas: ,

posted by J G at 6:45 da tarde . | link | 2 Comentários

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Convocados Para receber a Académica

Guarda-redes: Moreira e Quim;
Defesas: Maxi Pereira, Sidnei, Miguel Vítor, David Luiz e Jorge Ribeiro;
Médios: Katsouranis, Aimar, Rúben Amorim, Binya, Carlos Martins, Balboa, Reyes e Di María;
Avançados: Nuno Gomes, Urreta, Cardozo e Mantorras

Etiquetas:

posted by J G at 1:30 da tarde . | link | 6 Comentários

quinta-feira, 9 de abril de 2009

O Que É o Mais Importante?

É sempre o momento em que o Benfica faz golo. Por isso aqui ficam dois momentos captados no estádio para nos fazer lembrar que o mais importante é sempre o Benfica marcar golos:


Etiquetas: ,

posted by J G at 6:13 da tarde . | link | 1 Comentários

Visita a Setúbal é Num Domingo ( Para NÃO Variar)

Programa da 25ª jornada

LIGA

Sexta-feira (17 Abr)
Estrela Amadora - Paços Ferreira, 20h30 (SportTV 1)

Sábado (18 Abr)
Nacional - Sporting Braga, 18h45 (SportTV 2)
Vitória Guimarães - Sporting, 21h00 (RTP 1)

Domingo (19 Abr)
Rio Ave - Trofense, 16h00
Marítimo - Belenenses, 16h00
Académica - FC Porto, 18h00 (SportTV 1)
Vitória Setúbal - Benfica, 20h15 (SportTV 1)

Segunda-feira (20 Abr)
Naval 1º Maio - Leixões, 19h45 (SportTV 1)

Etiquetas:

posted by J G at 1:45 da tarde . | link | 0 Comentários

Maus Dias

Apesar de termos ganho, sim o SLB GANHOU no passado domingo, o facto de termos feito exibição muito fraca tem me deixado desencantado com o futebol. Ontem pensei que me ia animar ao ver o Liverpool jogar na Champions, mas o Chelsea deu grande banho de bola em Anfield...
Ainda falta hoje ver o Hamburgo na UEFA contra o Man. City.
A ver se é hoje que esta má onda vira.

Etiquetas:

posted by J G at 11:08 da manhã . | link | 13 Comentários

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Quem Aproveita Adu?

Uma das grandes apostas de Fernando Santos continua sem convencer.
Freddy Adu, a estrela norte-americana que o Benfica contratou e que não conseguiu convencer foi emprestado ao Mónaco e os franceses podem ficar com ele se pagarem cinco milhões de euros. Mas não pagam. Adu foi nove vezes suplente utilizado no campeonato francês e fez um jogo a titular. Em dez jogos contabilizou 169 minutos. Muito pouco e é o Benfica que vai ter de resolver o problema, pois tem contrato com o jogador até 2012. O empréstimo a uma equipa da MLS, a Liga americana, é o cenário mais lógico, mas os salários altos podem ser um problema.

Etiquetas:

posted by J G at 10:18 da manhã . | link | 7 Comentários

Campanha Águia

O Benfica associou-se a uma campanha contra a extinção da águia imperial. Até amanhã oferece bilhetes duplos às primeiras mil pessoas que visualizarem um filme sobre o tema no site do clube. A acção termina com uma homenagem a esta águia no Benfica-Académica.

Etiquetas:

posted by J G at 10:16 da manhã . | link | 0 Comentários

terça-feira, 7 de abril de 2009

Árbitro para Sábado

Benfica - Académica, Marco Ferreira (Madeira)

Etiquetas:

posted by J G at 9:35 da tarde . | link | 1 Comentários

A "Preocupação" Com os Guarda Redes

A festa continua na imprensa. Hoje o jornal A Bola alerta a nação benfiquista para o facto do treinador não conversar com os dois guarda redes antes de atribuir a titularidade a Quim.
Já nem durmo! Que grande procupação.
Se o Moreira não se queixou não estou a ver qual é o problema...

Etiquetas: ,

posted by J G at 2:13 da tarde . | link | 8 Comentários

Encomenda a José Delgado?

Sabe-se que José Manuel Delgado é a "voz" da Direcção benfiquista n'A Bola. Ficaram célebres algumas "análises" encomendadas como aquela do Miccoli.
Hoje Delgado atira-se a Quique com autoridade. Cheira-me a encomenda da Direcção para ir tendo motivos para interromper o projecto caso o Benfica não chegue ao 2º lugar. Ou terá sido tudo da cabeça do advogado jornalista?

Quadratura do círculo
Quique não tira o melhor de cada jogador Porque são compatíveis com o sistema

Por
josé manuel delgado


FALTA então saber por que razão bons jogadores não fazem uma boa equipa. Do ponto de vista físico, passado o impacto inicial, atribuível a uma alteração de métodos, a verdade é que a condição actual está longe de impressionar. Essa realidade ficou à vista de todos no jogo contra um Estrela da Amadora que treina às prestações e nem às prestações recebe salários. Do ponto de vista táctico, o mínimo que pode dizer-se é que os encarnados têm vivido numa maré de equívocos.

LOGO à partida, Quique Flores pretendeu um modelo de 4x2x3x1, manifestamente desadequado para o plantel de que dispunha. Optar por um só avançado (tendo Cardozo, Suazo e Nuno Gomes) era redutor, e se na esquerda Reyes e Di María davam conta do recado, na direita o megaflop que dá pelo nome de Balboa, deixou o Benfica ferido de asa, obrigado a adaptar ou Rúben Amorim ou Di María. àquele sector.

OUTRO problema grave tem a ver com o duplo-pivot. Está à vista de todos que Yebda não completa Katsouranis, e apesar da irregularidade de Carlos Martins, o antigo sportinguista não pode ser uma carta fora do baralho, tão-pouco Rúben Amorim tem de ser sacrificado junto à linha quando rende muito mais por dentro. Tantos equívocos, num plantel formatado para jogar em 4x4x2 em losango, não podem ter um bom fim. E, das duas uma: ou muda Quique, ou muda o Benfica... de Quique.

RECUANDO no terreno, percamos algum tempo com a defesa do Benfica. Com Maxi e Luisão indiscutíveis e a experiência de David Luiz na esquerda... a mostrar-se sofrível, que se terá passado para que um jovem com a qualidade de Sidnei tenha passado para última opção? Perante a ausência de Luisão, no domingo, apostar em David Luiz para o meio e deixar Sidnei (que, pese embora o valor de Miguel Vítor, é mais jogador e devia ser titular) no banco não lembraria nem a... Koeman.

Epara finalizar, Pablo Aimar. Como é possível que o Benfica tenha recuperado fisicamente um dos melhores 10 do Mundo e o encoste à esquerda, a fazer de 11? Mete-se pelos olhos dentro que Aimar, neste contexto, deve actuar nas costas de Nuno Gomes e Cardozo, apoiado por trás por Rúben Amorim, Katsouranis e Reyes.

SE Quique Flores não arrepiar caminho, dificilmente o Benfica chegará à segunda pré da Liga dos Campeões, muito menos ao título nacional. Para uma equipa jogar como os encarnados fizeram na Reboleira, a explicação de que foi uma noite má não serve, é apenas poeira para os olhos.
QUANDO o Benfica arrancou para a época de 2008/09, foram criadas expectativas muito altas em torno da equipa que ia ser construída. Com Rui Costa ao leme do futebol, a questão do treinador (depois de Queiroz e Eriksson terem declinado) foi resolvida com um nome bem visto pela generalidade dos observadores e adeptos, o espanhol Quique Flores, e, com os olhos no título, foram chegando reforços sonantes.

UMA vez escolhido o treinador, o esboço da equipa tornou-se deveras entusiasmante para a nação encarnada, só assim se explicando a excelente afluência de espectadores ao estádio da Luz. Aimar, Balboa, Carlos Martins, Yebda, Reyes, Rúben Amorim, Sidnei, Suazo foram os nomes que fizeram sonhar os benfiquistas e prometeram bom futebol. Porém, salvo raras e honrosas excepções, ficaram-se pelas promessas...

INDISCUTÍVEL, absolutamente pacífico em todos os quadrantes, parece ser o facto do Benfica jogar claramente abaixo dos mínimos exigíveis. A confrangedora apresentação na Reboleira, no passado domingo, foi apenas a mais recente (e a mais gritante!) manifestação de incapacidade colectiva dos encarnados. Sem ideias, sem confiança, sem mecanização, sem solidariedade, enfim, sem nada daquilo de que são feitos os campeões, eis o retrato, pouco lisonjeiro mas realista, do Benfica de 2008/2009.

QUIQUE FLORES argumenta que a equipa tem mais cinco pontos que o ano passado e está a cinco pontos do primeiro, enquanto que em 2007/08 estava a 16. Todavia, é bom não esquecer que há muitas épocas que o Benfica não tinha um plantel tão bem apetrechado e que, ainda em 2006/07, Fernando Santos, na mesma altura da prova, tinha mais seis pontos do que Quique tem agora e estava a um ponto do líder. Além disso chegou aos quartos-de-final da Taça UEFA!

UMA coisa é certa, quando faltam sete jornadas para acabar a época e o Benfica ainda continua com reais hipóteses de discutir pelo menos o segundo lugar: falta muito, mas mesmo muito, para que os encarnados atinjam um nível de produção média compatível com as expectativas.

ENQUANTO esta realidade não for assumida, os sócios bem podem sonhar com a Champions, o presidente bem pode encontrar meios para contratar jogadores pagos a peso de ouro, que o Benfica não vai a lado nenhum. Mais árbitro, menos árbitro, uns a favor outros contra, a verdade é que este Benfica joga pouco.

Etiquetas: ,

posted by J G at 2:09 da tarde . | link | 23 Comentários

Luisão Esclarece os MENTIROSOS

"Ainda hoje os jornais diziam que a torcida assobiou, mas eu estive lá e o que eu vi foi a torcida a apoiar do inicio ao fim".

Luisão no programa Resultado Final esta noite na Sport Tv.

Etiquetas:

posted by J G at 12:01 da manhã . | link | 1 Comentários

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Mau Jornalismo II

Além de distorcerem o cântico da nossa bancada ignoraram a maneira como a equipa do Estrela abandonou o relvado. A nossa imprensa sempre tão atenta quando é para criticar as bancadas de apoio hoje esquece-se de informar o resto do país que à saída dos jogadores do Estrela, do lado da nossa bancada, foram aplaudidos e até se ouviu bem alto "Estrela, Estrela, Estrela...".

Etiquetas:

posted by J G at 2:12 da tarde . | link | 6 Comentários

Ainda Estou à Espera...

... do especial SIC com imagens 3d virtuais, desculpas públicas de árbitros, e folclore total, sobre um lance "duvidoso" que aconteceu ontem num jogo do principal campeonato.

Etiquetas:

posted by J G at 2:10 da tarde . | link | 11 Comentários

Mau Jornalismo

Chamaram a minha atenção para o facto de alguma imprensa escrita anunciar hoje que os adeptos do Benfica entoaram cânticos de desagrado no jogo de ontem. Fui à procura e já encontrei isto n'A Bola:

A exibição, de facto, não foi para lembrar e também desagradou aos adeptos encarnados, que ainda na primeira parte deram conta da sua insatisfação com o futebol praticado nas quatro linhas.

«Joguem à bola, joguem à bola», cantaram alto e em bom som.

Isto é MENTIRA! Ninguém na nossa bancada cantou bem alto tal coisa. Nós só apoiámos o Benfica, como tem sido habitual em todos os campos do país.
O que o jornalista deve ter ouvido a determinada altura do jogo foi um cântico com o ritmo igual ao que que costuma ser usado nesse famoso "joguem à bola" mas a nossa letra foi um "pouco" diferente:
"paguem aos homens, palhaços, paguem aos homens"
Foi isto.
Portanto, o jornalista d'A Bola esteve à altura da exibição do Benfica. Um nojo.

Etiquetas:

posted by J G at 1:05 da tarde . | link | 11 Comentários

Estrela da Amadora 1 - 2 Benfica

Nem vale a pena começar por falar em a "pior segunda parte de sempre" porque assim mais a frio sou capaz de ir buscar à minha memória recente degradantes exibições como a da última noite.

O que se passa, Benfica?! Porque andas tão triste? Porquê tanta falta de vontade? Porquê esse imenso arrastar em campo mesmo quando o jogo é resolvido cedo a teu favor e sem nada teres feito para merecer tamanha dádiva?!
Eu não acredito que a culpa possa ser só do treinador. É impossível! Nenhum treinador do mundo iria mandar uma equipa para o relvado dando instruções para jogarem tão mal, para só fazerem um remate à baliza adversária em 45', para não construírem uma jogado com princípio meio e fim que se visse.

Se isto é o espelho de uma equipa que treina intensamente diariamente, e outra que se balda todos os dias, então eu proponho que se feche o Seixal até ao fim da época porque , pelo que vi esta noite, não andamos lá a fazer nada!

Não sei o que dizer para tamanha evidência de nulidade futebolística.
O mais grave é que basta pensar um pouco e perceber que nos últimos longos anos só por duas vezes não assistimos a este pobre espectáculo de fim de época. É sempre! Acabamos as épocas a jogar pior que nas pré-épocas!
Não sei quem poderá convencer os nossos rapazes a encararem o que falta da Liga com alguma seriedade. O que se viu na Amadora foi muito mau.

Esta equipa consegue uma proeza difícil que é tornar os 90' mais esperados da semana para nós adeptos num imenso pesadelo de monotonia e de enorme bocejo, para não dizer mesmo de seca.
Era suposto o dia de jogo ser uma festa. Nervos, emoção, até a desilusão faz parte do processo, mas esta apatia não era suposto aparecer.
Se não querem fazer mais nada esta época sejam honestos e avisem-nos porque então escusamos de ficar roucos à segunda feira depois de tanto incentivo, escusamos de estoirar o dinheiro em bilhetes, e deslocações. Se preferirem (não) jogar então joguem sozinhos.

Etiquetas: ,

posted by J G at 12:44 da tarde . | link | 5 Comentários

domingo, 5 de abril de 2009

E. Amadora-Benfica 20h15 Sport TV 1

estádio José Gomes

Árbitro
Hugo Miguel
[AF Lisboa]

Assistentes
Ricardo Santos
Hernâni Fernandes

Estrela da Amadora

Treinador
lázaro oliveira

1 Nélson GR
25 Hugo Gomes LD
4 Nuno A. Coelho DC
13 Vidigal DC
21 Ney LE
28 Goianira MD
65 Fernando Alexandre MD
8 Jardel MO
32 Moreno AD
29 Varela AE
9 Anselmo AV

77 Filipe Mendes GR
6 Mustafá DC
16 Vítor Vinha LE
14 Marco Paulo MD
20 Celestino MD
7 Pedro Pereira AD
15 Rui Varela AV

Benfica

Treinador
Quique Flores

1 Moreira GR
14 Maxi Pereira LD
27 Sidnei DC
28 Miguel Vítor DC
23 David Luiz LE
8 Katsouranis MD
15 Rúben Amorim MD
20 Di María AE
10 Aimar AE
21 Nuno Gomes AV
7 Cardozo AV

12 Quim GR
25 Jorge Ribeiro LE
18 Binya MD
26 Yebda MD
24 Carlos Martins MO
11 Balboa AD
16 Urreta AD
9 Mantorras AV

Etiquetas: ,

posted by J G at 11:41 da manhã . | link | 6 Comentários

sábado, 4 de abril de 2009

Amanhã na Reboleira

É para apoiar. É para ganhar.
Agora até ao fim do campeonato não há mais paragens e nós temos que ganhar todos os jogos e depois fazem-se as contas.
Amanhã todos à Reboleira.

Etiquetas:

posted by J G at 12:49 da tarde . | link | 2 Comentários

sexta-feira, 3 de abril de 2009

A Razão da Minha Esperança no Futuro do SLB...


... é este homem. E quanto mais falo com ele mais me convenço que é o homem certo no lugar certo.
Tinha que desabafar.

(para que não restem dúvidas a menção ao Fernando Santos era mesmo tanga de 1 de abril, claro)

Etiquetas:

posted by J G at 1:45 da tarde . | link | 11 Comentários

Luisão de Fora

O central do Benfica Luisão vai ficar afastado dos relvados entre 10 e 15 dias, porque a ressonância magnética a que ontem se submeteu revelou um estiramento no músculo posterior da coxa esquerda, lesão contraída ao serviço da selecção do Brasil.

O jogo contra o Peru, que terminou com a vitória do Brasil por 3-0, correu mal ao central encarnado, substituído logo aos 12 minutos de jogo, mas as coisas acabaram por ser piores do que pareciam e terá agora de falhar os jogos contra o Estrela da Amadora e a Académica, da Liga.

"Fiquei chateado por sair ainda no primeiro tempo do jogo e também por ter que ficar fora de alguns jogos do campeonato português. Não estou a sentir dores e iniciarei o tratamento o mais rápido possível", comentou o internacional brasileiro.

Etiquetas:

posted by J G at 11:18 da manhã . | link | 0 Comentários

quinta-feira, 2 de abril de 2009

O Grande Rui Malheiro


A propósito desta notícia quero voltar a falar de 3ª feira.
Um final de tarde inesquecível na livraria Bertrand nas Picoas para testemunhar a apresentação que Rui Malheiro sobriamente fez do seu enorme livro dedicado a factos, números, explicações, e estatísticas do futebol. Uma viagem detalhada por todos os campeonatos nacionais de futebol que possamos imaginar. Um documento obrigatório para quem profissionalmente vive ligado ao futebol, e uma dádiva para nós , comuns adeptos, que acedemos a informação que até aqui nunca veríamos.
Espero que as redacções de televisão deste país se dignem a investir menos de 30€ na aquisição deste anuário para darem aos comentadores, e jornalistas. Há muito a aprender sobre os campeonatos internacionais que por cá pagamos para ver e levar com comentários geralmente medíocres. Em vez de andarem a "cravar" o livro, comprem-no sem hesitação, a vossa profissão só tem a ganhar com isso.

Uma palavra para o autor, o Rui, que realizou ali um dos sonhos da sua vida. Ali no meio de gente ilustre, ídolos sagrados (e podiam ter sido mais se o Quique não marcasse treinos para o fim da tarde desde que anda a dormir pouco) como Eusébio, Simões ( o mais jovem campeão europeu de sempre ), Rui Costa, Carlos Manuel, e outros. O Rui exibia a sua felicidade no brilho dos olhos, o Rui falou com simplicidade, o Rui ficou ali sentado humildemente sozinho na mesa com a sua obra ao lado, enquanto toda a imprensa aproveitava para massacrar Rui Costa, e Paulo Sousa, com as perguntas do costume. O Rui olhava, e sorria. Ele é assim. Uma enciclopédia de futebol, um homem que respira futebol por todos os lados, mas um eterno apreciador dos seus ídolos.
Nesta altura já o Rui voltou para o seu "canto" bem mais a norte do país já deve estar a tirar a pinta a jogadores promissores da Moldávia, e Chipre, e sei que está feliz.
Nem que seja para os amantes do jogo de PC Football Manager, este anuário é obrigatório.

Tive oportunidade de trocar umas palavras com Rui Costa e reproduzo aqui o desejo que lhe manifestei: que o SLB acabe rapidamente com aquela linhagem de "olheiros" e que convide o Rui Malheiro para criar um departamento a sério de prospecção. O Rui , como se vê, tem o trabalho em dia e não costuma falhar nas suas observações. Ainda me lembro da noite em que eu troçava no MSN da compra dos lagartos de um gajo brasuca que trabalhava em supermercados lá no Brasil. Ele só me disse: "O Liedson é fabuloso, bro..." E podia dar muitos mais exemplos, mas nem é preciso. O Rui Malheiro no Benfica seria para mim um alívio de ver a pessoa certa no lugar certo, e seria o realizar de outro sonho para o autor do livro, porque o Malhas é um grande benfiquista!
Parabéns, Rui!

Etiquetas: ,

posted by J G at 1:45 da manhã . | link | 11 Comentários

É Fazer as Contas, Como Diria o Outro...

Portugal tem de vencer todos os jogos e esperar que a Dinamarca e a Suécia percam pontos, explica o Público:

As contas portuguesas no apuramento para o Mundial 2010 tornaram-se ontem mais complicadas (mas também mais claras), após as vitórias da Dinamarca sobre a Albânia e da Hungria frente a Malta, ambas por 3-0. A Portugal só resta vencer os cinco jogos que lhe faltam e esperar que a Dinamarca perca sete pontos (incluindo a imprescindível derrota frente à selecção de Queiroz) e a Suécia deixe pelo caminho três ou quatro.

Se estas três condições se verificarem em simultâneo, Portugal até pode ser primeiro do grupo, qualificando-se directamente para o Mundial. O que, porém, não é nada fácil, até tendo em conta o calendário da selecção portuguesa, que ontem viu a Dinamarca dar mais uma demonstração de força. Andreasen (31'), Larsen (38'), Poulsen (80') marcaram os golos frente à Albânia, destacando-se Larsen: avançado de 1,93m, que ainda não marcou pelo Toulouse nesta edição da Liga francesa, mas já soma cinco golos na qualificação, só menos um do que a selecção portuguesa.

Voltando às contas, apenas ganhando os cinco jogos que lhe faltam, o que permite somar 21 pontos, é que são realistas as hipóteses de a equipa de Carlos Queiroz estar na África do Sul. É que nem mesmo para o segundo lugar depende de si própria, já que a Dinamarca pode somar no máximo 28 pontos e a Suécia 24.

As duas selecções nórdicas, porém, ainda têm de se defrontar duas vezes entre si, residindo aqui uma das grandes esperanças portuguesas. Nesses dois embates, cada um dos rivais perderá três pontos (em caso de uma vitória para cada lado), ambos perderão quatro (empates) ou um ficará sem dois pontos e outro sem cinco (vitória num jogo e empate no outro).
Este duplo confronto entre nórdicos pode definir até onde pode ir Portugal no Grupo 1. Já com a Hungria, as contas são simples. Os húngaros somam mais sete pontos, têm mais um jogo e, acima de tudo, ainda terão dois duelos com Portugal, o que deixa os portugueses dependentes de si próprios para ultrapassar os magiares. A Hungria, aliás, só tem jogos difíceis pela frente (ver tabela) e até pode ser um auxílio à causa de Queiroz, se perder com os portugueses e roubar pontos aos escandinavos.

Outra preocupação para Portugal é que o segundo lugar pode não chegar. Há nove grupos e apenas os oito melhores segundos disputam o play-off a duas mãos para apurar quatro equipas. E na definição destes oito, para as equipas dos grupos 1 a 8, não contam os resultados frente ao último, já que o Grupo 9 tem menos uma equipa. Depois dos pontos, a diferença de golos é o critério de desempate.

O que falta jogar a cada uma das selecções

PORTUGAL
Albânia (f)
Dinamarca (f)
Hungria (f)
Hungria (c)
Malta (c)

Máximo pontos possíveis: 21

DINAMARCA
Suécia (f)
Portugal (c)
Albânia (f)
Suécia (c)
Hungria (c)

Máximo pontos possíveis: 28

SUÉCIA
Dinamarca (c)
Malta (c)
Hungria (f)
Malta (f)
Dinamarca (f)
Albânia (c)

Máximo pontos possíveis: 24

HUNGRIA
Suécia (c)
Portugal (c)
Portugal (f)
Dinamarca (f)

Máximo pontos possíveis: 25

Etiquetas:

posted by J G at 1:23 da manhã . | link | 0 Comentários

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Estou Farto!

Quero o Fernando Santos de volta.

Etiquetas:

posted by J G at 1:40 da manhã . | link | 10 Comentários