Encarnado e Branco

TVGolo.com - Novos Golos

terça-feira, 12 de maio de 2009

Moretto Fala ao Globoesporte

Goleiro do Benfica, que fechou o gol contra o Barça em 2006 e pegou até pênalti do Gaúcho, fica animado com rumor sobre troca-troca com Bruno

por Rodrigo Sirico Rio de Janeiro

O Barcelona que ganhou a Liga dos Campeões de 2006 teve de destronar pelo caminho adversários do primeiro escalão no futebol mundial, como os ingleses Chelsea e Arsenal e o italiano Milan. Mas engana-se quem pensa que o duelo com o Benfica, pelas quartas-de-final, foi fácil. Depois de perder um caminhão de gols e empatar em 0 a 0 em Lisboa, o Barça enfim venceu por 2 a 0 no Camp Nou e se classificou. Antes de balançar a rede, o time catalão teve um pênalti perdido por Ronaldinho. O Gaúcho parou nas mãos de outro brasileiro: o goleiro Marcello Moretto, destaque maior daquele confronto.


- Foi o momento mais alto da minha carreira. Estava acostumado a ver a Liga dos Campeões pela TV no Brasil. De repente estava lá, ouvindo aquele hino da Liga, que é demais. Eu me destaquei muito também contra o Liverpool, quando fui muito bem e o Benfica os eliminou, eles que eram os campeões. Depois teve o jogo contra o Barcelona, na Luz, que foi 0 a 0 mas que era para ser no mínimo cinco para o Barcelona - lembrou Moretto, ex-Portuguesa de Desportos, em entrevista por telefone ao GLOBOESPORTE.COM.


O goleiro teria ainda boa atuação no jogo de volta, no Camp Nou. Ronaldinho teve um pênalti por cobrar logo no início da partida e bateu forte, à meia altura, no canto direito de Moretto, que voou e espalmou.

- Eu já tinha acompanhado os últimos três que ele bateu. Um jogo antes, ele cobrou no lado contrário. Esperei um pouco para pular, para atrapalhar ele, e deu certo - acrescentou Moretto, que não foi capaz de segurar o melhor ataque da Europa naquela época e viu o sonho do título descer pelo ralo.

As atuações do brasileiro no gol benfiquista eram a continuidade ao bom trabalho que ele desempenhou no Vitória de Setúbal. O desempenho de Moretto fez com que Porto e Benfica brigassem pela contratação do goleiro, que acabou por sair da história com a imagem um pouco arranhada, acusado de acertar com um clube e depois voltar atrás.


Conforme o próprio Moretto conta, pressões diversas minaram sua situação junto ao Benfica. Além do desgaste pela briga Benfica x Porto, o brasileiro viu a imprensa portuguesa pedir, às vésperas da Copa do Mundo, a escalação de Quim, goleiro da seleção.

- O Quim era o goleiro titular do Benfica, e ele era da seleção. Ele estava sem levar gols havia quatro jogos e eu cheguei, fiz três treinos e virei titular. Aquilo não caiu bem entre os adeptos (torcedores). Naquela altura eu havia sofrido apenas três gols em 16 jogos. Para a imprensa eu era o melhor goleiro de Portugal e de repente passei a ser o pior. Era época de Copa, a imprensa começou a pressionar e houve um desgaste com os adeptos. Até chegar ao ponto em que eu vi que não dava para continuar, e fui para a Grécia - disse Moretto, referindo-se à sua passagem por empréstimo ao AEK (temporada 2007-2008).



Os dias em Atenas foram muito bons, conta o goleiro. O AEK chegou a mostrar interesse em ficar com Moretto em definitivo, mas não houve acordo financeiro com o Benfica e ele foi devolvido aos encarnados no início desta temporada. Sem espaço no clube (é o terceiro goleiro), o brasileiro, que tem contrato até 2011, não esconde a vontade de sair. E não só do Benfica.

- Quero ir embora de Portugal. Há dois ou três clubes daqui com interesse, mas quero ir embora de Portugal. Com todo este desgaste, aqui, se eu tomo gol de pênalti, é falha minha. Dou prioridade se surgir algum negócio no Brasil, já que estou há quase seis anos aqui. Minha esposa e minhas filhas já falaram no interesse em voltar para o Brasil. Mas vamos aguardar este dois meses do fim desta época (temporada) e do início da outra para resolver - declarou Moretto, que usa termos como do português europeu (adeptos, época e guarda-redes, por exemplo) seguidamente ao falar.



Futuro no Flamengo? Goleiro gosta da ideia

Moretto, 31 anos, revela ter propostas de clubes da Romênia e da Turquia e ainda sondagens de clubes ingleses e espanhóis. Mas para vingar uma transferência num grande centro, o goleiro precisa ter o passaporte italiano, que ele acredita conseguir até junho.

Para o futebol brasileiro, Moretto revela que não há proposta oficial. Mas um rumor surgido na mídia portuguesa o faz sonhar: jogar pelo Flamengo .

- Houve uma conversa através da imprensa sobre a possibilidade de haver uma troca caso o Bruno saísse do Flamengo para o Benfica. Eu entraria na negociação. O Benfica está interessado nele e haveria a possibilidade de eu voltar para o Brasil. Quem não gostaria de jogar no Flamengo? É um clube que eu admiro, um clube grande, tem a maior torcida do país. É um clube que luta por objetivos e minha vontade é essa, ser campeão, jogar uma Libertadores... O Flamengo tem estes requisitos, um clube que briga sempre, tem uma torcida fanática e você joga sempre sobre pressão. Isso é que é gostoso - finalizou Moretto.

Etiquetas:

posted by J G at 12:47 da tarde

9 Comentários:

Porque não ganha o Benfica?

Ler em:

http://vedetadabola.blogspot.com/2009/05/benfica-dez-razoes-para-o-insucesso.html
Blogger LF, at 3:01 da tarde  
Hahahaha, o gajo droga-se, não? Agora a culpa foi da imprensa e dos adeptos? Pois, o camião de frangos não contou para nada... De facto na Luz podiam ter sido 5 do Barça, mas alguns deles por culpa do próprio Moretto (passes estúpidos para os pés do adversário, etc e tal).

Volta para o Brasil pá, e sim, joga no Flamengo, com a tal pressão que dizes gostar, que nós cá estaremos para nos rirmos com as tuas exibições e segurança de mãos "sob pressão".
Anonymous Anónimo, at 3:03 da tarde  
” Conforme o próprio Moretto conta, pressões diversas minaram sua situação junto ao Benfica.” Ou seja a gestão do plantel é feito de fora para dentro, tem sido sem duvida esse o grande problema do Benfica, não esta imune as pressões, tudo se sabe na praça publica, tudo se faz para agradar a grego e troianos.
A principal mudança no Benfica devia ser a opacidade, deixar de fazer negócios na praça publica e blindar a equipa (jogadores e técnicos) das pressões dos adeptos e da comunicação social.

O Moretto é um bom guarda-redes, se o Quim ou o Moreira saírem sou pela sua continuidade no clube. Não precisamos é de 3 bons guarda-redes, devíamos limitar-nos a 2 e a um júnior.
Blogger RMSoares, at 3:05 da tarde  
" o camião de frangos não contou para nada"

Quais frangos já agora?
Blogger Pedro, at 5:29 da tarde  
"Quais frangos já agora?"

Bom, assim de cabeça e sem perder tempo a pesquisar, que tal o Paços de Ferreira - Benfica (há 2 épocas, penso eu) ou, já esta época, o frango que deu com o Olhanense para a taça da liga. mas houve mais, claro.

Mas atenção, não digo que o gajo não tem momentos em que é (foi) fantástico, mas alterna (e muito!!!) momentos de génio com momentos de infantilidade e tremideira. Logo não considero que seja um guarda-redes para o Benfica (se fosse novo e pudesse evoluir era outra história). Mas é a minha opinião, claro. Além disso não gosto de pessoas que não assumem com frontalidade as suas falhas e lacunas: não terá sido a imprensa que o fez perder o lugar, foram os erros e a insegurança demonstrada na baliza!

Saudações Benfiquistas
Anonymous Anónimo, at 11:13 da tarde  
Quem tiver o mínimo de memória facilmente perbcebe por que não tem Moretto lugar no SLB (ou em qulquer clube de topo). Um dos piores guarda-redes do SLB de que me lembro. Este bem podíamos tê-lo deixado ir para o FC Porto.
Abraço,
Zé Amaral
Anonymous Anónimo, at 1:33 da manhã  
Para quem acha que o Moretto da muitas casas, então deve ir ao youtube e ver os erros que o Helton cometeu (aqui e no Brasil) e aquele grande guarda-redes que tinha muita classe a tirar a bola do fundo das redes e que ainda espera um convite do scolari para regressar a selecção.

O Moretto no fcp teria sido um bom guarda-redes.
Blogger RMSoares, at 3:22 da manhã  
O que eu tenho a dizer é:
Estamos tão mal que até já se fala do Moretto!! :D

Cumprimentos
Anonymous Henry14, at 9:59 da manhã  
O Moretto disse que podiam ter sido cinco ... eu não sabia que tinha dito isto. Mas ... quatro soberanas ocasiões para o Barcelona foram criadas por ele, que as defendeu logo a seguir quase por milagre. E se calhar isto não cria instabilidade na equipa! Escrevo agora que o "Rei dos Frangos" nos deixou, não por questões técnicas,diz ele, mas por questões aviárias, digo eu.
Blogger Seismilhoesum, at 6:06 da tarde  

Comentar